terça-feira, 1 de maio de 2007

Em homenagem ao primeiro de maio!!!!


Contra o relógio
Por Luís Adonis Valente Correia (extraído da revista Língua Portuguesa)




Há um problema de comunicação externa que é comum a todas as empresas.Com jornadas de trabalho cada vez maiores, as pessoas perdem contato com o mundo exterior, aquela área diversificada e vital que fica logo ali, depois que se retira o crachá.
Absorvidos por assuntos relacionados exclusivamente ao trabalho, redefinimos nossos contatos e interesses, sem conceber espaço para pessoas de outros ambientes. Muitas vezes, nem para família.
-Alô, meu filho, há quanto tempo. Não fala mais com a sua mãe? Você tem se alimentado? Tem dormido...
-Mãe, pode pular o questionário padrão? Tenho novidades mas não tenho tempo.
- O que houve?
-Fui promovido! Houve uma reestruturação e...er...peraí um minuto.
Mais de um minuto depois...
-Oi, voltei. Bom mexeram na empresa e agora eu...er...peraí, so um minutinho.
Mais de um minutinho depois...
-Mãe? Ta aí ainda? Bom sou o novo diretor e...peraí de novo. Ta difícil. Só mais um minutinho.
Só mãe esperaria.
-Mãe, desculpe.
-Meu filho, que correria! Esse cargo de diretor é muito puxado.
-O problema é que com a reestruturação que fizeram, eu acumulo os cargos de motorista, recepcionista e segurança. Ah, e também o de diretor, claro.
-Filho, confio em você dirigindo a empresa mas não dirigindo carro. Não corra. Lembre do seu tio...
-Pô mãe!Isola. Bate na madeira.
- Não me fale em bater. E não fique falando “pô!” que eu não gosto. Que coisa feia.
- Mãe, a sua neta fala “caraca” e você reclamada de mim falando “pô”?!
- Não gostei de você como motorista de empresa. Será que você não pode guiar só os negócios?
- Não, não dá.
-Se você bater o carro, vai perder o cargo de diretor?
-Mãe, você atropelou a minha paciência.
- E como recepcionista? Vai usar uniforme?
- Não, não vou precisar.
- Acho que deveria. Fica mais arrumadinho. E o trabalho de segurança? Também não gostei. É perigoso esse negócio de guarda-costa. Vi um filme com o Kevin Costner e...
- Mãe, é segurança no trabalho.
-Desarme-se, meu filho. É muita promoção para uma pessoa só.
-Os tempos são outros.
- Já ouvia isso do seu avô. O que eu conto para as minhas amigas? A final, você é diretor ou motorista?
- Sou multitarefa. Polivalente.
- Elas vão achar que isso é economia informal!